Quinta, 23 Fevereiro 2017 19:29

Novidades do IMCAS em Paris

Paris inspira arte, beleza, bom gosto e senso estético. E foi neste clima que participamos do Congresso Mundial do IMCAS- International Master Course on Aging Science, realizado em janeiro deste ano. O evento reuniu os maiores experts mundiais da cirurgia plástica e da Cosmiatria. Esta última , a ciência dermatológica que trata e previne o envelhecimento e as imperfeições estéticas.

 

Há uma tendência unânime entre os especialistas que devemos buscar harmonização entre características e necessidades individuais de cada paciente, personalizando os tratamentos e estudando as proporções simétricas da beleza.

 

Outra forte característica dos tratamentos é atuar na prevenção e regeneração das camadas profundas da pele, incluindo também músculos e osso. O conceito estático de apenas amenizar rugas e preencher sulcos está ficando para trás. Atualmente os tratamentos visam a reposição natural de dentro para fora da proteína da juventude, o colágeno. Para tanto associamos de maneira eficaz e individualizada o uso de produtos e tecnologias , tais como lasers, radiofreqüência microagulhada, ultrassom microfocado e drug delivery. 

 

Os preenchedores não são mais os mesmos. O velho e bom ácido hialurônico vem sendo reformulado e aperfeiçoado , suas inúmeras apresentações atuais permitem atuar em áreas especificas e estratégicas da face, restaurando de forma natural a aparência jovial . Outras substâncias como hidroxiapatita de Calcio, Acido polilático , e o recém lançamento Policaprolactone são capazes de remodelar o contorno facial e corporal através do estimulo profundo da produção de colágeno, com resultados cada vez mais duradouros.

 

O uso de fios de sustentação como o Silhouette Soft à base de ácido polilatico  para promover lifting e regeneração do colágeno, é algo que já faz parte de nossa realidade, e por ocasião do evento foi apresentado aperfeiçoamento da técnica .

 

Os lasers dermatológicos e tecnologias afins estão evoluindo e se tornando melhores e sofisticados, atuando em estruturas alvos com uma especificidade elevada, máxima eficácia e mínimos efeitos colaterais.

 

Uma grande novidade dos tratamentos de rejuvenescimento é o conceito de tratar a mulher como um todo. Com o aumento da expectativa de vida , as mulheres de meia idade não são mais as mesmas, elas estão joviais e ativas . Nesse aspecto, o cuidado com a função e aparência da genitália feminina está em forte crescimento no mundo da Cosmiatria. Recuperar condições inerentes a menopausa como perda de urina involuntária, ressecamento, flacidez, escurecimento e atrofia, são apenas alguns dos problemas  que podem ser corrigidos com uma abordagem não cirúrgica e minimamente invasiva, através de lasers específicos, radiofreqüência, peelings e preenchedores biocompativeis. 

 

Diante de tudo que vimos e ouvimos neste Congresso, podemos ter a certeza que a prevenção é a palavra de ordem. Tratamentos regenerativos , sutis e progressivos a partir dos 30 anos são capazes sim de retardar com eficácia o envelhecimento. Obviamente esses cuidados devem fazer parte de um estilo de vida saudável , incluindo alimentação balanceada, exercícios físicos regulares, eliminação do fumo, controle eficaz da exposição solar, consulta periódica com dermatologista para orientar produtos e tratamentos adequados às suas necessidades.

 

Como lição é importante saber  que cada idade tem sua beleza, menos sempre é mais, e que por mais possamos retardar  a ação do tempo, ele sempre andará para frente.

 

DRA  . VIVIANNE ARAÚJO    CRM : 5599   RQE: 2598

Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica

Pós graduada em Dermatologia Estética pela Faculdade Medicina do ABC-São Paulo

Quarta, 14 Janeiro 2015 15:08

Dicas #4

Quarta, 14 Janeiro 2015 15:07

Dicas #3

Contato

Fone: (83) 3225 - 6706

WhatsApp: (83) 9 9115 - 8530

contato@viviannearaujo.com

 

Copyright © Vivianne Araújo | Todos os direitos reservados.