Antes de aprender a controlar as alopecias , precisamos conhecer as suas causas e tipos. Nosso fio de cabelo apresenta várias fases evolutivas ( nasce ,cresce e morre), e consequentemente a eliminação diária de fios é algo natural e fisiológico . A quantidade de fios eliminados por dia é muito variável de acordo com o organismo de cada individuo . No geral até 100 fios por dia é considerado normal, e o mais importante para considerar uma queda preocupante é quando a quantidade de fios está acima daquela média aceitável para você.
De uma maneira genérica chamamos ALOPECIAS toda e qualquer tipo de queda de cabelo, e de acordo com a causa existem diversos tipos: alopecia androgenética ou calvície , alopecia areata, alopecia de tração , alopecia senil ….e várias outras . Existe um termo chamado Eflúvio Telógeno que se caracteriza por uma perda temporária de fios , mas que não chega ser patológica , o exemplo mais comum é a perda de cabelo pós parto. Apesar de não ser patológico , o tratamento é fundamental pois afeta a auto estima do paciente , gerando muito desconforto.
Com o avançar da ciência da TRICOLOGIA MÉDICA , que é uma área da dermatologia que estuda , pesquisa e trata as doenças do couro cabeludo e dos fios , temos conseguido sucesso em quedas de cabelo de difícil controle como por exemplo a queda de cabelo hereditária ou Calvicie .
Mas antes de sabermos as possibilidades de tratamento , é importante conhecer como cuidar dos seus fios para mante- los saudáveis e fortes . Dicas:
Hoje dispomos de inúmeros recursos terapêuticos que aceleram a recuperação de diversos tipos de queda de cabelo , e que vão muito além da medicação de tomar e passar no couro cabeludo . As tecnologias a laser e microagulhamento com infusão de medicamentos no local são as grandes tendências para tratar diversas causas , especialmente uma técnica chamada MMP ( microinfusão de medicamentos na pele), onde os medicamentos são aplicados com uma máquina semelhante a equipamento de tatuagem. Outras terapias promissoras estão em pesquisa e num futuro bem próximo poderemos oferecer a Terapia Regenerativa com Plasma Rico em Plaquetas , sobretudo para a alopecia androgenética (calvície).